As melhores praias do Brasil






Para quem deseja conhecer o Brasil verdadeiramente, existe uma enorme variedade de roteiros possíveis de serem montados. Isso porque nosso país é muito rico tanto em atrativos naturais quanto em histórico-culturais.

Pensando nisso, caso você se interesse por passeios ao ar livre e goste de desfrutar de visuais fascinantes, por exemplo, as praias podem ser um tema interessante.

Com uma extensa faixa litorânea, que contempla 4 de suas 5 regiões, apresentam-se aqui cenários deslumbrantes para você que deseja se aventurar.

Além disso, não podemos esquecer também das praias fluviais, que não ficam nem um pouco para trás.

Assim, o que você acha de começar a elaborar a sua próxima viagem? Separamos a seguir algumas opções que você precisa conhecer!

 

Melhores praias do brasil

Estabelecer uma lista das melhores praias do Brasil definitivamente não é uma tarefa fácil. Contudo, selecionamos 6 que te permitirão ter experiências inesquecíveis e conhecer outras culturas.

Sem mais delongas, vamos conhecer a primeira da lista?

 

  1. Alter do Chão – Santarém (PA)

Abrindo essa lista, a primeira praia que apresentaremos será a Praia de Alter do Chão, localizada no município de Santarém, no Pará. Ela é uma praia fluvial, sendo banhada então pelo Rio Tapajós.

Ainda, dependendo da época do ano, quando o rio está em época de vazante, outras praias surgem também na região, sendo a mais conhecida a Praia do Amor, com maiores opções gastronômicas e turísticas.

Dessa forma, Alter do Chão se destaca, pois em 2009 foi eleita pelo jornal britânico The Guardian como uma das dez praias mais bonitas do país, chamando atenção devido a cor de sua água verde cristalina.

 

  1. Baía do Sancho – Fernando de Noronha (PE)

Em seguida, localizada na Região Nordeste, mais especificamente em Fernando de Noronha, aparece a Baía do Sancho, sendo uma das mais procuradas da região.

Ela encanta pela sua beleza, sendo ideal para realizar mergulhos em vista do tom de sua água, que permite observar perfeitamente os corais e toda a vida marinha que ali se encontra.

A única questão relacionada a ela, contudo, é o acesso, que pode ser um pouco mais complexo. Para chegar, é preciso descer por uma escada estreita e encarar uma sequência extensa de degraus, mas, acredite, vale a pena!

 

  1. Praia da Pitinga – Porto Seguro (BA)

Ainda na Região Nordeste, destacamos a Praia da Pitinga, localizada em Porto Seguro, na Bahia e que, além de chamar a atenção pela sua beleza, também pela tranquilidade.

Não que ela não seja movimentada, afinal, ela é um importante ponto turístico desse município, porém as águas são extremamente calmas e claras, vibrando um tom de azul muito bonito.

Fora isso, para completar a paisagem, é possível observar as falésias, que são aquelas encostas íngremes, decorrentes de um acidente geográfico, estendendo-se até Trancoso e completando a atmosfera.

Assim, a mesma é extremamente acessível, sendo possível chegar até ela a pé, de transporte privado ou público.

 

  1. Praia de Ipanema – Rio de Janeiro (RJ)

Por sua vez, para você que deseja conhecer a Região Sudeste, não há como não passar pelo Rio de Janeiro. Entre as muitas praias que a cidade possui, vale a pena conhecer a Praia de Ipanema, que é um de seus cartões postais.

Aqui, a água é mais esverdeada do que as anteriores e a movimentação relativamente maior, porém o visual é deslumbrante, podendo avistar o Morro do Vidigal e as Ilhas Cagarras ao fundo.

 

  1. Praia do Forno – Arraial do Cabo (RJ)

Para não sair do estado do Rio de Janeiro, outro lugar que encanta os visitantes é Arraial do Cabo, abrigando também alguns das praias mais bonitas da Região dos Lagos.

Aqui, damos enfoque especial para a Praia do Forno, que chama a atenção pela cor da água, que é praticamente transparente.

Assim como na Baía do Sancho, porém, o acesso pode ser um pouco mais difícil, sendo necessário fazer uma trilha ou pegar um barco para chegar.

 

  1. Praia da Armação – Florianópolis (SC)

Por fim, temos a Praia da Armação, localizada em Florianópolis, Santa Catarina, Região Sul do país. Aqui, por se tratar de uma Ilha, fica evidente as inúmeras possibilidades para quem gosta de praia e atrativos naturais.

Entretanto, a escolha pela Praia da Armação se dá porque a mesma foge das principais rotas turísticas, localizando-se na parte do sul do município, em que é mais comum encontrar moradores locais e colônias de pescadores.

Sendo assim, a atmosfera é completamente diferente das anteriores, apesar da beleza também não decepcionar. Vale a pena conferir!

 

Por fim, como mencionado anteriormente, em relação a esse tema o que não falta são opções. Há ainda outras praias importantíssimas para você conhecer em estados que não foram mencionados.

Portanto, pesquise e invista nessa experiência transformadora!

Se você deseja saber mais a respeito desse tema, confira nossas outras publicações.

Reply