Lugares para conhecer no Rio de Janeiro






Sem dúvidas, um dos destinos mais populares no Brasil, e talvez no mundo, é o Rio de Janeiro. O mesmo encanta turistas e moradores devido a sua beleza e enorme quantidade de atrativos.

Diretamente associado com a formação do país, tendo sido capital a partir de 1763 até meados do séculos XX, o mesmo vai além da obviedade, abrigando muita história e cultura.

Pensando nisso, elegemos lugares para se conhecer no Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, demos preferência para aqueles que não são tão convencionais, mas mesmo assim te permitirão compreender melhor a cidade e sua estrutura. Confira:

 

Viajar para o Rio de Janeiro O que conhecer?

Pois bem, existe evidentemente lugares que são um cartão postal e que você deve incluir no seu roteiro. Entre eles: Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Praia de Ipanema e Copacabana, e, até mesmo o novíssimo Museu do Amanhã.

Porém, outros apesar de tão interessantes quanto os anteriormente citados muitas vezes são esquecidos ou passam desapercebido.

Fazer essa seleção, portanto, não é uma tarefa fácil e muito provavelmente, chegando aqui, você encontrará alguns outros lugares que chamam igualmente a sua atenção.

Um fator determinante, entretanto, é saber exatamente o que você procura: turismo religioso? gastronômico? artístico-cultural? Aqui te daremos algumas boas opções. Veja:

 

  1. Mosteiro de são Bento

Um lugar interessante que reúne temas como arte, história e religião é o Mosteiro de São Bento, na Praça Mauá. Dito isso, os beneditinos foram a segunda Ordem religiosa a chegar na cidade, depois dos jesuítas.

Essa construção data ainda do século XVI, estando muito bem preservada, e reúne o estilo maneirista (fachada) e barroco (interior), chamando a atenção pelo seu visual fascinante.

Caso seja o seu perfil, é possível participar das missas e assistir o canto gregoriano, que acontecem com certa regularidade.

Fora isso, aproveite também para conferir a região, que passou por uma revitalização para as olimpíadas, e está reformulada. A Praça Mauá funciona há muitos séculos como o porto da cidade e abriga pontos turísticos interessantíssimos.

 

  1. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

No outro extremo do Centro da cidade, não deixe de passar pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, que possui um acervo riquíssimo e teve um papel fundamental para a consolidação de certos movimentos artísticos.

Da arquitetura moderna, desenvolvida por Affonso Reidy, às salas de exposição tudo foi pensado com muito carinho para receber o público interessado em passeios artístico-culturais.

Assim, tire uma manhã para visitá-lo e em seguida desfrute de uma tarde no Aterro do Flamengo, que é do lado, com a sua família ou amigos. É muito comum aos finais de semana ver grupos realizando piqueniques na região.

 

  1. Mureta da Urca

Na Zona Sul, um lugar interessantíssimo é a Mureta da Urca, devido à vista privilegiada da Baía de Guanabara. Nesse sentido, chegar à tarde para ver o pôr do sol vale muito a pena e te proporcionará uma ótima lembrança.

Em geral, o programa se resume a sentar na mureta e desfrutar da comida, da bebida e da paisagem local, sendo um programa agradável para o final de semana. Além disso, existem duas praias próximas que você pode visitar: a Praia Vermelha e a Praia da Urca.

Contudo, o mais complexo em relação a esse passeio é o acesso, pois há pouca oferta de linhas de ônibus para o local, sendo muitas vezes necessário o uso de carro particular ou, dependendo de onde você estiver, ir a pé.

 

  1. Prainha

Outro lugar lindo, porém pouco frequentado (muito possivelmente pela dificuldade de acessá-lo também) é a Prainha, localizada na Zona Oeste da cidade, próxima à Praia da Barra.

Assim, se você gosta de passeios ao ar livre e contato com a natureza, você não pode deixar de conferi-la!

Como o nome indica, trata-se de uma pequena faixa de areia, de aproximadamente 150m de extensão, que dá para uma água realmente cristalina cercada por morros e pedras cobertos pela vegetação típica da Mata Atlântica.

Evidentemente, os visuais das Praias do Arpoador, Copacabana e Ipanema, por exemplo, também são deslumbrantes, mas se você quiser realmente explorar a cidade não deixe de conhecer a Prainha!

 

Assim, esperamos que caso você decida mesmo se aventurar pelo Rio de Janeiro, leve essas dicas em consideração e esteja aberto a experiências verdadeiramente transformadoras!

Se você gostou desse tema, não deixe também de conferir as nossas outras publicações!

Reply