Qual a melhor maneira de viajar?






Viajar é realmente uma experiência transformadora. Entretanto, para alguns, tão importante e divertido quanto o destino em si é o deslocamento, a aventura até chegar em algum lugar.

Nos dias de hoje é ofertado para o turista diversas opções, desde carro até avião, e devido a aplicativos e redes sociais essas modalidades podem também variar de caronas até assentos caríssimos.

Dito isso, a pergunta que pode ficar é: afinal, qual a melhor maneira de viajar? Nesse texto, iremos trazer, portanto, as principais opções e esclarecer possíveis dúvidas para que você possa escolher a que mais combina com você. Veja:

 

Como viajar?

A primeira questão a ser aqui explicada é que não há uma resposta definitiva para essa pergunta. O melhor modo para viajar vai depender sempre de múltiplos fatores que você deverá pesar. Entre eles:

 

  • O seu orçamento;
  • O tempo de viagem;
  • O seu destino;
  • O seu conforto.

 

Portanto, tenha em mente que a melhor maneira de viajar é sempre relativa a sua realidade naquele momento e não crie fantasias. Para cada viagem você terá que se planejar de uma forma diferente.

Dito isso, confira a seguir os meios de transporte mais utilizados para se viajar.

  1. Ônibus ou carro particular

O primeiro deles e talvez mais tradicional são os transportes terrestres rodoviários, podendo aqui ser representados pelos ônibus de viagem ou até mesmo os carros particulares.

Em geral, essa é opção mais econômica (salvo boas promoções) e é ideal para percursos menores, realizados, por exemplo, dentro de um mesmo país.

Um último adendo para você que prefere dirigir: talvez seja interessante se informar antes de pegar a estrada a respeito de sua estrutura e do tempo de viagem para evitar grandes surpresas.

 

  1. Trem

Apesar de não ser uma opção tão comum em nosso país, o transporte ferroviário é muito utilizado. Em lugares como a Europa por exemplo, muitas vezes essa é opção predileta para se deslocar entre os países.

Entre as suas qualidades, podemos destacar que o mesmo é super prático, sem a necessidade de despachar bagagens ou podendo apresentar grandes imprevistos, pois não são afetados pelo clima.

Além disso, nele você pode desfrutar melhor da paisagem, sobretudo, porque pode vislumbrar as florestas, montanhas e outras paisagens bucólicas durante o caminho.

Entretanto, sempre leve em consideração o seu orçamento e lembre que esta opção é mais cara do que a anterior. Se for realmente do seu interesse, busque por promoções ou tente comprar os tíquetes com antecedência.

 

  1. Avião

Na última década os aviões se popularizaram no nosso país, sendo hoje em dia um meio de transporte bastante comum. No mundo, esse fato se confirma, somando ao todo cerca de 3 bilhões de passageiros por ano.

Dito isso, as suas principais vantagens são que ele é verdadeiramente o transporte mais seguro, tendo uma probabilidade baixíssima de acidentes, e mais rápido disponível.

Ainda: há uma grande quantidade de vôos, empresas, horários, pacotes, etc., a disposição, sendo possível se planejar de maneira adequada.

Entretanto, como ponto negativo está o fato de que o mesmo pode ser afetado pelas condições climáticas, sendo bastante comum tempos longos de espera em aeroportos, o que pode gerar certa frustração dependendo dos seus planos.

 

  1. Barco/navio

Primeiramente, é preciso comentar nesse tópico o crescimento considerável dos cruzeiros no mundo, consolidando-se como uma ótima escolha para aqueles que desejam ter experiências turísticas diferentes.

Talvez esse seja o caso em que de fato o deslocamento é pensado como parte da atração tanto quanto o destino, sendo possível observar uma extensa programação na maior parte dos pacotes oferecidos.

Eles também são muito confortáveis e seguros, sendo tão confiáveis quanto os aviões, por exemplo. Contudo, devido a esses fatores os preços costumam ser mais caros do que os dos meios anteriores.

Uma última observação é que existem lugares em que o acesso só é possível de barco, geralmente quando se tratam de ilhas, comunidades que vivem à beira dos rios, etc., de modo que é fundamental se informar antes se esse não é o seu caso.

 

Finalmente, escolher o meio de transporte ideal faz parte do seu planejamento e pode variar de acordo com a situação em que você se encontra. A dica geral é estar sempre aberto às possíveis variantes e tentar curtir o passeio como parte essencial da viagem.

Para saber mais sobre esse tema, não deixe de conferir as nossas outras publicações.

Reply